Saúde

Câmara aprova projeto de lei que torna obrigatória a divulgação dos vacinados contra a Covid-19

Autora do projeto de lei é a vereadora Mariana Marques Valentim.

Por: Da Redação atualizado: 4 de março de 2021 | 15h35
Vereadora Mariana Valentim, autora do projeto de lei (Redes Sociais). Vereadora Mariana Valentim, autora do projeto de lei (Redes Sociais).

Em sessão ordinária da Câmara Municipal de Lucélia, realizada nesta segunda-feira (1), os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei (PL) Nº 03/2021, de autoria da vereadora Mariana Marques Valentim, que torna obrigatória, à Prefeitura, a divulgação dos nomes de todos os vacinados, na cidade, contra a Covid-19. Essa divulgação deve ocorrer no site oficial do município ou em seu Portal da Transparência.

Com a aprovação da iniciativa pelo Poder Legislativo, o PL segue agora para o Poder Executivo, para sanção e promulgação, ou veto. Essa etapa compete agora à prefeita Tati Guilhermino. Se sancionado e promulgado, a medida se torna lei e começa a valer. Se vetado, volta à pauta da Câmara, para apreciação do veto.

De acordo com o PL, a lista pública a ser divulgada deverá contar o nome do cidadão vacinado, o critério adotado para determinar a vacinação do referido cidadão, número de vacinas aplicadas, número de vacinas disponíveis e o número total de vacinas enviadas ao município. A atualização da lista deverá ser semanal. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Anuncie Aqui

Publicidade

Siga Comunicação

O PL é acompanhado de justificativa, onde a autora descreve as razões e os objetivos da medida. “Muitos munícipes questionam o motivo de “este ou aquele” ter sido vacinado, dando a entender que não existe um efetivo controle sobre a vacinação que está ocorrendo em nosso município”, diz o texto. “Desta forma, com a divulgação de tal lista, entendo que será possível tornar público os critérios adotados para a vacinação de cada indivíduo, bem como será também uma forma de identificar possíveis irregularidades entre os vacinados que fornecem informações incorretas ao município, visando obter, indevidamente, o direito à vacinação que, neste momento, é feita somente para grupos prioritários”, continua.

Vacinômetro

De acordo com dados públicos disponibilizados pelo “Vacinômetro”, Lucélia recebeu 1.995 doses de imunizantes contra a Covid-19, sendo aplicadas 1.254 doses, das quais 943 são primeiras doses e outras 311 já integram a segunda dose. Os números foram consultados nesta terça-feira (2), às 13h30.

Os dados totais de vacinados das 645 cidades paulistas são atualizados pelo “Vacinômetro” às 12h e às 18h, e podem ser acessados em https://vacinaja.sp.gov.br/vacinometro.

Publicidade

Instagram