Saúde

Saúde de Lucélia informa dois óbitos de moradores por dengue

Os dois casos são relacionados a um homem de 85 anos e uma mulher de 82 anos.

Por: Siga Mais atualizado: 1 de março de 2023 | 12h22
Locais que acumulem água são criadouros do mosquito transmissor (Imagem ilustrativa: André Borges/Agência Brasília). Locais que acumulem água são criadouros do mosquito transmissor (Imagem ilustrativa: André Borges/Agência Brasília).

A Prefeitura de Lucélia divulgou nesta sexta-feira (17) em sua página no Facebook a ocorrência de dois casos de óbitos de moradores da cidade por dengue. Conforme o poder público, os dois casos são relacionados a um homem de 85 anos e uma mulher de 82 anos.

Desde o início deste ano Lucélia tem 129 notificações para a doença, das quais 96 foram positivadas, entre os quais os dois óbitos. Outras 33 notificações foram descartadas. 

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus pertence à família Flaviviridae, do gênero Flavivírus. O vírus da dengue apresenta quatro sorotipos, em geral, denominados DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Esses também são classificados como arbovírus, ou seja, são normalmente transmitidos por mosquitos. No Brasil, os vírus da dengue são transmitidos pela fêmea do mosquito Aedes aegypti (quando também infectada pelos vírus) e podem causar tanto a manifestação clássica da doença quanto a forma considerada hemorrágica. 

Portanto, o controle do vetor Aedes aegypti é o principal método para a prevenção e controle para a dengue e outras arboviroses urbanas (como chikungunya e Zika). Deve-se reduzir a infestação de mosquitos por meio da eliminação de criadouros, sempre que possível, ou manter os reservatórios e qualquer local que possa acumular água totalmente cobertos com telas/capas/tampas, impedindo a postura de ovos do mosquito transmissor. 

Publicidade

Instagram