Tarcísio de Freitas é empossado Governador do Estado de São Paulo
Cerimônia na Alesp formaliza passagem de cargo ao governador e também ao vice-governador Felício.

Tarcísio de Freitas foi empossado governador do Estado de São Paulo em cerimônia realizada neste domingo, 1º de janeiro de 2023, pela Alesp (Assembleia Legislativa do Estado). A solenidade, presidida pelo presidente da Casa, deputado estadual Carlão Pignatari, também marcou a posse do vice-governador Felício Ramuth.
Eleito com mais de 13 milhões de votos no segundo turno das eleições em outubro de 2022, Tarcísio se tornou o 64º governador da história do Estado. Aos 47 anos, o engenheiro e militar da reserva foi por pouco mais de três anos ministro da Infraestrutura no governo do presidente Jair Bolsonaro, responsável por um amplo programa de obras e privatizações.
Posse na Assembleia Legislativa (Imagem: GovSP).
Antes ele já tinha ocupado cargos na Controladoria Geral da União, no Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre), na Câmara dos Deputados e na Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), responsável pelo programa de privatizações, concessões e desestatizações.
Tarcísio deixou o cargo de ministro no início do ano para concorrer à sua primeira eleição pelo partido Republicanos. Casado com Cristiane de Freitas e pai de dois filhos, Tarcísio substitui Rodrigo Garcia, governador de abril a dezembro de 2022, e terá a missão de comandar o maior orçamento do Brasil, com R$ 317 bilhões aprovados para 2023. Em seu discurso de posse, Tarcísio reafirmou o seu compromisso de cumprir a Constituição.
Tarcísio e o presidente da Ales, Carlão Pignatari (Imagem: GovSP).
“É uma honra muito grande tomar posse na Assembleia Legislativa, a Casa do Povo, essência da representação democrática paulista. Aqui teremos o ambiente de diálogo para fazer de São Paulo um exemplo para o Brasil, em termos de políticas sociais, de sustentabilidade, de inclusão, de inovação, de luta pela segurança pública, pelo emprego, pelo desenvolvimento econômico e regional. Vamos trabalhar na construção de consensos, no convencimento por meio do trabalho técnico e da transparência, sempre respeitando as diferenças, sempre com uma atitude propositiva”, disse Tarcísio de Freitas (leia o discurso, na íntegra).
Tarcísio é formado pela AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) e é graduado em engenharia – fortificação e construção pelo IME (Instituto Militar de Engenharia). O novo governador do Estado de São Paulo foi engenheiro do Exército Brasileiro e chefe da seção técnica da Missão das Nações Unidas para estabilização do Haiti.
Na cerimônia de posse, o presidente da Alesp, Carlão Pignatari, desejou sucesso ao novo governador. “Hoje é um dia muito importante para São Paulo. Nós, do maior Parlamento da América Latina, temos a honra enorme de dar posse ao senhor e ao nosso vice-governador. Desejar a vocês quatro anos de muito trabalho, muita gestão. Que vocês sejam muito felizes nessa direção que São Paulo está tendo, e não tenho nenhuma dúvida que vai melhorar cada dia mais. Então desejo a você muita sorte e muito sucesso e contem sempre com a Assembleia Legislativa de São Paulo”, disse Carlão Pignatari.
A primeira-dama Cristiane de Freitas e Tarcísio (Imagem: GovSP).
Após a solenidade, foram prestadas honras militares ao novo governador. Tarcísio passou em revista à tropa e acompanhou a saudação à bandeira e o desfile dos cadetes do Barro Branco. Em seguida, Tarcísio de Freitas e Felício Ramuth seguiram para o Palácio dos Bandeirantes, onde ocorre a transmissão do cargo de governador e vice e a nomeação da nova equipe de secretários para a gestão 2023-2026.
Transmissão de cargo no Palácio dos Bandeirantes
Após a posse na Assembleia Legislativa, o Governador Tarcísio de Freitas e o Vice-Governador Felício Ramuth participaram da cerimônia de passagem de cargos do Governo do Estado de São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes. Eles foram recebidos pelo ex-governador Rodrigo Garcia, que fez a entrega de um pavilhão do Estado antes de deixar a sede do governo paulista, ao lado de sua esposa Luciana Garcia.
Tarcísio e Felício chegaram ao Palácio com as esposas Cristina e Vanessa. Eles seguiram para o Auditório Ulysses Guimarães, onde deram posse aos novos secretários da gestão 2023-2026.
Chegada do Governador no Palácio dos Bandeirantes (Imagem: GovSP).
Em seu primeiro pronunciamento no Palácio dos Bandeirantes como governador de São Paulo, Tarcísio citou as prioridades do governo e defendeu a ampliação dos programas sociais e dos investimentos em obras de infraestrutura. “Hoje é um dia especial, pois marca o início de uma caminhada. Pelos próximos quatro anos, o time que hoje assume fará o máximo para vencer os imensos desafios que nos são impostos. A reponsabilidade de governar um Estado como São Paulo, que se fosse um país, seria a 21ª economia do mundo, 3ª da América Latina, é enorme, só não é maior do que a motivação de fazer a diferença. Apesar da pujança, temos um Estado desigual e a atenção às demandas populares deve ser o grande direcionador da ação do Estado”, disse.
Primeiro discurso na sede do governo paulista (Imagem: GovSP).
A cerimônia foi acompanhada por um auditório lotado. Familiares, amigos, além de autoridades e convidados compareceram para o evento que marca o início do governo. Tarcísio, Felício e os demais secretários deixaram o auditório e cumprimentaram os convidados no Hall Nobre, onde também posaram para fotos.
Governador Tarcísio e seu secretariado (Imagem: GovSP).
O governador de São Paulo já tem compromissos assumidos no seu primeiro dia de trabalho nesta segunda-feira (2). Na oportunidade, Tarcísio se reunirá pela primeira vez com todos os secretários para uma reunião de planejamento e de definição das prioridades desta gestão nos próximos quatro anos.
Secretários do governo Tarcísio de Freitas
- Secretaria de Saúde – Eleuses Paiva
- Secretaria de Educação – Renato Feder
- Secretaria de Governo e Relações Institucionais – Gilberto Kassab
- Casa Civil – Arthur Lima
- Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística – Natália Resende
- Secretaria de Segurança Pública – Guilherme Derrite
- Secretaria de Administração Penitenciária – Marcello Streifinger
- Secretaria de Comunicação – Lais Vita
- Secretaria de Fazenda e Planejamento – Samuel Kinoshita
- Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Jorge Lima
- Secretaria de Negócios Internacionais – Lucas Ferraz
- Secretaria de Parcerias em Investimentos – Rafael Benini
- Secretaria de Gestão e Governo Digital – Caio Paes de Andrade
- Secretaria de Turismo e Viagens – Roberto de Lucena
- Secretaria de Políticas para a Mulher – Sonaira Fernandes
- Secretaria de Justiça e Cidadania – Fábio Prieto
- Secretaria de Transportes Metropolitanos – Marco Assalve
- Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – Marcelo Branco
- Secretaria de Cultura e Economia Criativa – Marília Marton
- Secretaria de Agricultura e Abastecimento – Antônio Junqueira
- Secretaria de Desenvolvimento Social – Gilberto Nascimento Júnior
- Secretaria de Esportes – Coronel Helena Reis
- Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Vahan Agopyan
- Secretaria Especial de Projetos Estratégicos – Guilherme Afif Domingos
- Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Marcos da Costa