Polícia

Governo de São Paulo lança edital para contratar 2,7 mil soldados para Polícia Militar

As inscrições se iniciaram nesta sexta-feira (4) e irão até 20 de dezembro.

Por: SSP/SP atualizado: 6 de dezembro de 2022 | 21h17
(Divulgação/GovSP). (Divulgação/GovSP).

O Governo de São Paulo lançou nesta sexta-feira (4), no Diário Oficial do Estado (DOE), o edital para selecionar 2.700 soldados que irão atuar no policiamento ostensivo nas unidades da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O curso será realizado na Escola Superior de Soldados “Coronel PM Eduardo Assumpção” e tem duração média de um ano.

O despacho do governador autorizando a realização do concurso publicado no DOE em 15 de junho deste ano.

Inscrições
Os interessados devem realizar as inscrições, exclusivamente, pela internet, por meio do site da Fundação Vunesp (link aqui), a partir das 10h de hoje até às 23h59 do dia 20 de dezembro deste ano. O valor da taxa de inscrição é de R$ 57,00 que deve ser paga até o 1º dia útil subsequente ao término do período das inscrições.

Principais requisitos

Os candidatos precisam ter concluído o Ensino Médio ou equivalente, ser brasileiros e ter entre 17 e 30 anos. É necessário estar em dia com suas obrigações eleitorais e militares e ser habilitado para condução de veículo motorizado entre as categorias “B” e “E". Tatuagens são permitidas, desde que não faça alusão à discriminação, violência ou seja ofensiva à PM ou aos direitos humanos. As mulheres interessadas necessitam de altura mínima de 1,55 metro e os homens, de 1,60 m. Para tomar posse, os candidatos deverão ter sido aprovados em todas as etapas do concurso público. 

Salário e atribuições

A remuneração básica inicial para o cargo de Soldado PM 2º de classe é de R$ 3.875,27, incluindo o salário-base, o Regime Especial de Trabalho Policial (RETP) e o valor de insalubridade. São atribuições do cargo o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, envolvendo a repressão imediata às infrações penais e administrativas e a aplicação da lei, nas diversas modalidades de policiamento, sempre primando pela defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana, em conformidade com os princípios doutrinários de polícia comunitária, direitos humanos e de gestão pela qualidade.

Policiais em formação e outros concurso em andamento

Atualmente, há 1.478 policiais militares em formação, sendo 477 alunos oficiais e 1.001 soldados PM de 2° classe.

Além destes, há 5.700 soldados e 220 alunos oficiais que já estão sendo selecionados por outros três concursos em andamento, com as primeiras nomeações previstas a partir de dezembro deste ano. No ano que vem, a Polícia Militar também pretende selecionar 11 alunos oficiais para o quadro de músicos da corporação.

Publicidade

Instagram