Esportes

Atleta de Lucélia, Carol Anizia, é destaque no futsal feminino

Jogadora atua no Paraná, na equipe da Associação Desportivo de Telêmaco Borba. Reportagem

Por: Da Redação atualizado: 22 de abril de 2021 | 14h52
Desde 2020, a camisa 13 da ADTB tem dona: Carol Anizia (Reprodução: Site da ADTB). Desde 2020, a camisa 13 da ADTB tem dona: Carol Anizia (Reprodução: Site da ADTB).

O site da Associação Desportivo de Telêmaco Borba (ADTB), do Paraná, publicou uma matéria especial sobre o perfil da atleta Carol Anizia, que integra o elenco da equipe da cidade paranaense. O conteúdo aborda sua trajetória no esporte.

Carol é nascida em Adamantina e criada em Lucélia. É filha de Adriana Regino e Roberto Teixeira “Carrapicho”. Desde os quatro anos ela acompanhava o pai nos jogos de futebol. E assim, desde pequena, foi pegando gosto pelo esporte.

Segundo o site da ADTB, a jogadora deu os primeiros chutes no futebol em Lucélia, junto a equipes de base, mas a oportunidade de alcançar novos espaços profissionais ocorreu em 2013, aos 15 anos, quando seguiu para Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

Em solo catarinense, a jogadora teve a oportunidade de estrear em competições oficiais, quando representou a equipe da Balcam. Segundo conta o site da ADTB, ela participou dos estaduais catarinense nas categorias Sub-15 e Sub-17, além de uma Taça Brasil de Futsal na categoria Sub-15.

Com a Seleção Brasileira Sub-21 de Fut7, Carol participou do Desafio Internacional (Reprodução/Facebook).

Suas características de jogo, nas quadras, despertaram a atenção de outras equipes catarinenses, em especial da tradicional Barateiro, de Brusque, por onde disputou o estadual Sub-17, Olimpíadas do Estado de Santa Catarina (Olesc) e o estadual Sub-20, em 2014 e 2015, o que permitiu ampliar a experiência no exporte e abrir novos espaços na carreira profissional da jogadora.

Depois em 2016, já ambientada na região sul do país, Carol é transferida do Barateiro, de Brusque, para o projeto do Criciúma Esporte Clube. Na nova casa, ela passou quatro temporadas, onde disputou o estadual Sub-20 e Adulto e os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). 

O site da ADTB destaca que a boa noção tática adquirida no futsal e a regularidade das apresentações – uma de suas principais característica em quadra – levaram Carol para o Fut7 (society), onde participou do Catarinense de Fut7, o que lhe rendeu a convocação para a Seleção Brasileira Sub-21 de Fut7, para participar do Desafio Internacional.

Com sucesso no futsal e no Fut7 – descreve a ADTB – surgiu a oportunidade para jogar no futebol. Assim, Carol disputou o Campeonato Catarinense Adulto de Futebol Feminino, Jasc, o Campeonato Brasileiro A2, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro Sub-20 Feminino.

Em 2019, Carol foi convocada pela Seleção Brasileira, participando do Mundial Universitário na Itália (Reprodução/Facebook).

Depois disso, as boas apresentações nas inúmeras competições que disputou representando o Criciúma resultaram na convocação de Carol para a Seleção Brasileira Universitária de Futebol e a consequente participação no Mundial Universitário, disputado em 2019 na Itália.

Presente e futuro

Passados alguns anos vivendo em Santa Catarina, no ano passado Carol chega ao Paraná para vestir a camisa 13 da ADTB, participando do Campeonato Paranaense Adulto Feminino, da Liga Nacional e da Copa do Brasil.

 (Divulgação/ADTB).

Como fixa, ela atuou em vários jogos na última temporada. E foi no primeiro jogo da semifinal do Paranaense de 2020, ante a Unidep Pato Futsal, que ela anotou o primeiro gol da vitória por 2 a 0 sobre a equipe patobranquense, seu primeiro tento com a camisa da equipe de Telêmaco Borba. “Meu gol mais bonito foi no ano passado, defendendo a ADTB, no jogo da semifinal contra Pato. Foi um gol de cabeça e foi uma sensação e alegria inexplicável”, descreve ao site. “Para este ano espero que seja uma temporada abençoada, repleta de coisas boas, que eu possa ajudar sempre a equipe da melhor maneira possível. Estou ansiosa para começar os jogos”, relata Carol.

Com uma carreira tão jovem e ao mesmo tempo experiente e, sobretudo promissora, Carol segue uma trilha de sucesso não somente no âmbito esportivo e cursa faculdade de engenharia civil. Entre os inúmeros planos, além da conclusão do ensino superior, ela também pretende jogar fora do país, uma oportunidade para conhecer novas culturas e de crescimento profissional.

Sob as orientações do treinador Anderson Valério, Carol Anizia segue mais uma temporada na ADTB (Foto: Filipe Irleu).

A jogadora destaca estar orgulhosa em integrar o elenco da equipe de Telêmaco Borba. “Vestir a camisa da ADTB é uma sensação única, uma das melhores equipes do futsal feminino brasileiro. É surreal poder jogar aqui, o aprendizado que estou adquirindo com o (treinador) Anderson, as atletas, enfim é gigantesco. Estou muito feliz em mais uma temporada nessa grande equipe”, conclui.

Publicidade

Instagram