Cidades

Sabesp alerta para aumento dos casos de entupimento da rede de esgoto na região: mais de 500 por mês

Em 62 cidades da região atendidas pela Sabesp foram 6.189 desobstruções de redes e ramais de esgoto.

Por: Da Redação atualizado: 22 de janeiro de 2023 | 18h11
Uma camiseta foi retirada da rede de esgoto: exemplo de material descartado irregularmente (Arquivo/Siga Mais). Uma camiseta foi retirada da rede de esgoto: exemplo de material descartado irregularmente (Arquivo/Siga Mais).

A Sabesp alerta para o aumento dos casos de entupimento da rede de esgoto durante o período chuvoso. Entre as principais causas dos entupimentos, segundo nota divulgada pela empresa, está a ligação irregular de água da chuva na rede de esgoto.

Nos 62 municípios atendidos pela Sabesp na região de Presidente Prudente, foram realizadas 6.189 desobstruções de redes e ramais de esgoto ao longo de 2022. Se forem considerados apenas os seis meses mais chuvosos (janeiro, fevereiro, março, outubro, novembro e dezembro), a média de entupimentos registrados por mês é de 543; enquanto nos meses mais secos (abril, maio, junho, julho, agosto e setembro), a média mensal cai para 487 casos.

De acordo com a Sabesp, no Estado de São Paulo o Decreto Nº 5.916/75 determina que os imóveis tenham duas saídas de drenagem. A de esgoto recolhe os resíduos do vaso sanitário, chuveiro, pias e tanque. É uma tubulação de menor porte, já que esse volume não costuma sofrer grandes variações, conduz os resíduos à rede coletora.

Já a saída pluvial, maior, reúne água da chuva e a água de lavagem de quintais, por exemplo, e geralmente conduz a água captada para as guias/sarjetas, e depois seguem para as captações pluviais. 

A empresa destaca que os tubos para os dois tipos de captações devem ser separados para que o esgoto seja enviado para tratamento e para que as águas pluviais sejam encaminhadas para córregos e rios. Outro cuidado é não utilizar a caixa de inspeção do esgoto para escoar água pluvial. Principalmente em épocas chuvosas, os coletores não conseguem dar vazão, provocando vazamento de esgoto nas ruas ou dentro de casa.

Para evitar obstruções, a Sabesp orienta para que o lixo não seja lançado em pias, ralos e vasos sanitários. A empresa explica que durante as manutenções realizadas na tubulação, é comum as equipes encontrarem objetos pessoais e outros materiais jogados de forma incorreta na rede de esgoto. Além dos entupimentos, o descarte inadequado de lixo aumenta o risco de extravasamento e retorno de esgoto para dentro dos imóveis, mau cheiro e exposição a vetores e pragas urbanas, prejudicando a saúde dos moradores. 

Orientações

Ainda na nota, a Sabesp listou uma série de orientações para que podem contribuir com o bom funcionamento do sistema de esgoto e a proteção do meio ambiente:

- A água de chuva deve ser direcionada para a galeria pluvial, nunca para a rede coletora de esgoto;

- Não jogue lixo, bitucas de cigarro, preservativos, fraldas descartáveis, panos, papel higiênico, sacolas plásticas e outros objetos nos vasos sanitários e ralos; 

- Descarte no lixo os restos de comida de pratos e louças antes lavá-los;

- Não jogue óleo de cozinha no ralo da pia, recolha em um recipiente descartável e entregue nas agências de atendimento da Sabesp, que enviam o óleo para reciclagem;

- Coloque grelhas nos ralos e sifões das pias e dos tanques;

- Quando solicitar a ligação de esgoto da sua casa, não se esqueça de verificar a necessidade de instalação das caixas de inspeção e de gordura, conforme orientações da Sabesp. 

62 cidades

Cidades atendidas pela Sabesp na região de Presidente Prudente: Adamantina, Anhumas, Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Álvaro de Carvalho, Arco Íris, Assis, Bastos, Borá, Caiabu, Cruzália, Echaporã, Emilianópolis, Estrela do Norte, Euclides da Cunha, Flora Rica, Flórida Paulista, Florínea, Gabriel Monteiro, Iacri, Inúbia Paulista, Lucélia, Lutécia, Luiziânia, Marabá Paulista, Maracaí, Mariápolis, Mirante do Paranapanema, Narandiba, Nova Guataporanga, Oriente, Oscar Bressane, Osvaldo Cruz, Parapuã, Pedrinhas Paulista, Paraguaçu Paulista, Piacatu, Piquerobi, Pirapozinho, Platina, Pracinha, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Quatá, Queiroz, Quintana, Regente Feijó, Ribeirão dos Índios, Rosana, Sagres, Santo Expedito, Salmourão, Sandovalina, Santa Mercedes, Santo Anastácio, Santópolis do Aguapeí, Taciba, Tarabai, Tarumã, Teodoro Sampaio e Tupã.

Publicidade

Instagram