Cidades

Monitoramento identifica mais de 374 mil descargas atmosféricas na região de Prudente em 2022

Energisa monitora incidência de raios e atua para minimizar impactos à rede elétrica.

Por: Siga Mais atualizado: 18 de fevereiro de 2023 | 08h54
(Imagem ilustrativa/Pixabay). (Imagem ilustrativa/Pixabay).

Em todo o ano de 2022, nas 24 cidades da região atendidas com abastecimento de energia elétrica pela Energisa Sul-Sudeste, um programa de monitoramento da empresa contabilizou 374.444 descargas atmosféricas nessas localidades.

O monitoramento do tempo, realizado de forma permanente pela empresa, tem o intuito de antecipar a mobilização das equipes para atender possíveis demandas relacionadas a temporais. Janeiro tende a ter uma segunda quinzena também chuvosa, segundo os serviços de previsão do tempo.

O compromisso da Energisa em acompanhar atentamente a incidência dos raios, bem como a aproximação das chuvas, é justamente para minimizar os impactos desses eventos climáticos no sistema elétrico. “Há situações em que os temporais podem ocasionar quedas de árvores, deslizamento de terras e, com a força do vento, lançam galhos e objetos sobre a rede elétrica, provocando o rompimento de cabos de energia, quebra e queda de postes, estragos em equipamentos e estruturas, prejudicando diretamente os clientes com a interrupção no fornecimento da energia”, detalha Luiz Moreto, gerente de operação da Energisa Sul-Sudeste. 

Da mesma forma, segundo orienta a empresa, as descargas atmosféricas podem ocasionar prejuízos, como princípio de incêndios, danos a equipamentos ou até provocar a morte de pessoas e animais. “Normalmente as descargas são atraídas por objetos metálicos, sistema de telefonia, antenas externas, redes de TV e internet via cabo. Por isso é importante ficar atento e adotar alguns cuidados nos dias de chuvas”, alerta Moreto.

A concessionária mantém um plano de contingência e estrategicamente antecipa os procedimentos operacionais e medidas preventivas que incluem treinamento de equipes, investimento em tecnologias, automação da rede e equipamentos inteligentes que permitem realizar manobras à distância para recompor o sistema elétrico durante as ocorrências de chuvas, o que garante maior agilidade e segurança no restabelecimento da energia.  

Orientações

Além do monitoramento atmosférico e de todo o sistema de distribuição de energia elétrica para 24 cidades da região, a Energisa orienta a comunidade sobre como proceder em dias de tempo fechado, chuvas e ventos fortes:  

• Para evitar prejuízos, desligue os aparelhos eletrônicos da tomada. Durante as tempestades, a alta incidência de raios pode provocar a interrupção do fornecimento de energia e, consequentemente, danos aos equipamentos.

• Nunca utilize telefone com fio ou aparelho conectado à tomada.

• Também evite contato com objetos de estrutura metálica que estejam ligados à eletricidade, como fogões, geladeiras e torneiras.  

• Deixe para carregar o celular em outro momento e sempre opte por usar o notebook na bateria e pela rede wi-fi, dispensando o uso de fios. 

• Se estiver fora de casa, busque um local fechado para se abrigar e não fique a céu aberto, já que os raios são atraídos por pontos altos e, dependendo de onde a pessoa estiver, ela pode se tornar esse ponto alto.  

• Se encontrar cabos partidos na rua, não se aproxime em hipótese alguma, pois não é possível saber se o cabo está ou não energizado.  

• Caso o cabo partido caia sobre o seu veículo, permaneça dentro do veículo. Se você estiver do lado de fora, não chegue perto e chame a Energisa pelos canais de atendimento: Call center – 0800 70 10 326; Gisa (assistente virtual do WhatsApp) www.gisa.energisa.com.br; aplicativo para celular Energisa On; ou site www.energisa.com.br.

Publicidade

Instagram