Saúde

Unimed Adamantina faz 27 anos e expande estrutura com serviço noturno em novo Centro Médico

Planos de saúde Unimed Adamantina atendem diretamente, cerca de 6,5 mil vidas.

Por: Especial Publicitário atualizado: 31 de agosto de 2021 | 17h27
Unimed Adamantina faz 27 anos e vivencia uma trajetória de sucesso com solidez, credibilidade e aprovação, e alcança 6,5 mil vidas atendidas, diretamente (Divulgação). Unimed Adamantina faz 27 anos e vivencia uma trajetória de sucesso com solidez, credibilidade e aprovação, e alcança 6,5 mil vidas atendidas, diretamente (Divulgação).

Fundada em 10 de agosto de 1994, a Unimed de Adamantina completa neste mês 27 anos de uma trajetória de sucesso e consolidada no segmento médico. O plano de saúde que é referência no Brasil fez sua história na região e garante cobertura local, estadual e nacional para mais de 6,5 mil vidas diretamente atendidas nas cidades de Adamantina, Flórida Paulista, Inúbia Paulista, Lucélia, Mariápolis, Parapuã, Pracinha, Sagres e Salmourão.

Sempre dirigida e gerida por médicos, Dr. Antônio Carlos Borsato lidera e dirige a Unimed de Adamantina, ao lado da diretora vice-presidente Dra. Maria Amélia Abdo Barreto e da diretora superintendente Dra. Maria Angélica Silva Bonfin, assistidos pelos conselhos administrativo, fiscal e técnico, e colaboradores. “É uma cooperativa médica, tendo com um dos objetivos gerar trabalho para os médicos cooperados e prestar assistência médica integral aos seus beneficiários”, explica.

Dr. Antônio Carlos Borsato lidera e dirige a Unimed de Adamantina (Siga Mais).

Com essa posição, o dirigente reitera que o modelo assistencial da Unimed se diferencia por ser focado no atendimento das pessoas e na qualidade dos serviços.

Na direção da estrutura, ele reconhece todo o desprendimento daqueles que o sucederam, sobretudo dos fundadores da Unimed de Adamantina – que uniram esforços para iniciar e conduzir esse projeto – consolida importantes avanços em seu projeto de gestão e alcança 30% de crescimento no número de beneficiários, o que deve saltar em setembro próximo das atuais 5 mil vidas atendidas, para cerca de 6,5 mil vidas com atendimento direto. Somadas àquelas indiretamente atendidas – incluindo outras redes que utilizam a rede Unimed Adamantina – são cerca de 8 mil vidas. Atualmente, 236 empresas têm contratos com a Unimed Adamantina. Pela Cooperativa Camda, por exemplo, são 990 colaboradores com planos de saúde

Além dos serviços estruturados pela Unimed Adamantina ao longo de quase três décadas, a atuação em meio à pandemia da Covid-19 colocou toda sua trajetória à prova. “Atravessar a pandemia da Covid-19, com total cobertura e suporte aos nossos beneficiários, foi uma atestado da nossa ampla capacidade de resposta, às mais diferentes situações, previsíveis ou não”, orgulha-se Dr. Borsato. “Temos uma atuação sólida na cidade e nunca deixamos de atender. Nosso cliente atual e futuro cliente podem confiar. Não falamos o que somos, nós mostramos. Melhor que nossa palavra é nossa atuação”, destaca.

“Não falamos o que somos, nós mostramos”, destaca Dr. Borsato (Siga Mais).

Internamente, no Sistema Unimed, a unidade adamantinense tem classificação de destaque nos resultados, volume de atendimentos e solidez, entre as coirmãs do mesmo porte. “Somos uma das melhores e mais sólidas”, comemora Dr. Borsato. 

Estrutura da Unimed Adamantina

A unidade adamantinense conta com 60 médicos cooperados em sua rede local e regional, uma Farmácia própria com medicamentos a preços especiais o novo Centro Médico, uma ampliação da Uniclínica (leia mais abaixo).

Em âmbito local e regional, a Unimed Adamantina está integrada a uma rede prestadora de serviços que conta com cinco hospitais, três centros de diagnósticos por imagem, sete laboratórios de análises clínicas e mais de 40 prestadores de terapias, entre fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e nutricionistas.

Farmácia Unimed (Divulgação). Equipe da Farmácia Unimed (Siga Mais).Farmácia Unimed (Siga Mais).

Os serviços eletivos – agendados – exigem aprovação prévia, pela operadora, com acesso simplificado e desburocratizado, presencialmente, WhatsApp, aplicativos e outros canais de atendimento da Unimed Adamantina. As urgências e emergências poder ser acessadas diretamente pelo beneficiário, sempre que precisar, diretamente na rede prestadora, em qualquer lugar do Brasil.

Urgência e emergência em nível nacional

Junto ao Sistema Unimed, o beneficiário Unimed Adamantina tem atendimentos de urgência e emergência a nível nacional. Chegando no pronto atendimento de urgência e emergência da própria Unimed ou de sua rede credenciada, em qualquer lugar do país, o beneficiário local vai ser atendido, de maneira rápida e com burocracia mínima, bastando apresentar o cartão de identificação. “Em urgência e emergência o beneficiário é atendido onde estiver, sem precisar solicitar autorização ou aprovação prévia do plano. Esse é um dos diferenciais da Unimed, nesse segmento”, explica Dr. Borsato. “É uma estrutura que dialoga nacionalmente e compartilha do mesmo layout de atendimento e serviços, com foco em assegurar o melhor suporte ao beneficiário, seja no próprio território de cobertura do plano contratado, quanto nas eventuais necessidades de urgência e emergência, pelo Brasil”, ressalta.

Planos de saúde: para todos

Há uma padronização nos layouts de cobertura dos planos de saúde no Brasil, regulados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A diferença da Unimed é prestar um serviço de maior qualidade.

Na missão institucional em proporcionar soluções de saúde para seus beneficiários, a Unimed Adamantina oferece diferentes planos e coberturas, que podem ser estruturados com abrangências regional da unidade local ou estadual. Em cada uma dessas configurações territoriais, há planos individuais, familiares, por adesão e empresariais, o que permite atender diferentes públicos e necessidades. 

Recepção e central de atendimento (Foto: Siga Mais).Recepção e central de atendimento (Foto: Siga Mais).Recepção e central de atendimento (Foto: Siga Mais).

Em relação aos planos empresariais, uma das novidades é o plano coparticipativo. A mensalidade é mais acessível do que o plano cheio, e o funcionário coparticipa quando for acessar atendimentos ambulatoriais. Nas internações, não há coparticipação. Esse plano permite um valor agregado relevante para o empresário oferecer ao empregado, em razão de suas características, serviços e cobertura.

Com planos individuais, familiares, por adesão e empresariais, e diferentes características de cobertura, essas possibilidades permitiram democratizar o acesso aos planos de saúde e desmistificar rotulações, que equivocadamente vincularam esses serviços como sendo um benefício acessível a poucas pessoas.

Atendimento integral às coberturas contratadas

Dentro das diferentes coberturas oferecidas pela Unimed Adamantina, reguladas pela ANS, o beneficiário tem assegurado o atendimento integral ao que foi contratado. Assim, considerando uma determinada especialidade prevista no plano, ela é buscada dentro da própria estrutura da Unimed Adamantina, da rede credenciada e dos cooperados, em âmbito regional, ou junto ao Sistema Unimed, em qualquer lugar do país, priorizando sempre os serviços médicos disponíveis nas localidades mais próximas da residência do beneficiário. “Tudo que estiver no rol da ANS, a Unimed Adamantina dá cobertura, a nível local, conforme o plano contratado por cada beneficiário. E em nível nacional, cobertura de urgência e emergência, em qualquer lugar do país”, detalha o dirigente da estrutura adamantinense. “No modelo de atendimento da Unimed, não tem essa de não ter vaga, não ter o serviço. A gente arruma. Como a rede é muito grande, conseguimos o tratamento, inclusive com transporte inter-hospitalar e aeromédico, se necessário. O que não temos aqui, conseguimos fora”, ressalta. 

Esse perfil de atendimento assegura à Unimed posições de destaque positivas, com baixo índice de reclamação, segundo dados públicos disponíveis no site da ANS. Além da fiscalização externa, pelo órgão governamental, as Unimeds  são fiscalizadas por suas Federações. 

Novo Centro Médico com funcionamento noturno

Um dos recentes investimentos da Unimed Adamantina foi a ampliação dos serviços da antiga Uniclínica, com a criação do novo Centro Médico Unimed, na Avenida Rio Branco, 310, centro.

Novo Centro Médico da Unimed Adamantina (Foto: Siga Mais).Novo Centro Médico da Unimed Adamantina (Foto: Siga Mais).

 Para o novo espaço foram transferidos atendimentos para pequenos procedimentos, aplicação de medicamentos (inclusive intra-hospitalar, que dispensa a necessidade do beneficiário ir até um hospital), consultas médicas e o Programa da Melhor Idade, com acompanhamento médico, nutricional, de enfermagem e educação física.

Os serviços que funcionavam na Uniclínica já foram transferidos e a operação plena do espaço deve ocorrer no início da setembro, com a ativação dos consultórios médicos com clínicos gerais. 

Equipe do Centro Médico da Unimed Adamantina (Foto: Siga Mais).Novo Centro Médico da Unimed Adamantina (Foto: Siga Mais).Novo Centro Médico da Unimed Adamantina (Foto: Siga Mais).

 O novo Centro Médico tem seu funcionamento dividido em três períodos, sendo um deles noturno. Todos os serviços que estavam alocados na Uniclíncia já estão no novo espaço, disponíveis das 8h às 11h e das 13h às 17h. Já para consultas médicas agendadas, com clínico geral, o novo serviço estará disponível das 13h às 17h e das 18h às 22h. “Sentimos que tinha uma carência noturna, de atendimentos”, justifica Dr. Borsato.

Se a demanda relacionada às consultas médicas exigir, novos horários e novos consultórios serão abertos, seja com a ampliação das equipes, nos horários vigentes, ou até mesmo a abertura de novos horários, como no período da manhã.

Todas os atendimentos prestados aos beneficiários, no Centro Médico, ficarão registrados em seu prontuário eletrônico e serão acessados na utilização de cada serviço, o que permite identificar rapidamente o histórico do paciente, permitindo assim a melhor tomada das decisões. Sempre que o beneficiário foi buscar por atendimentos, esse histórico será consultado pelo profissional. E ainda, se forem prescritos exames, o beneficiário já sai com a agenda dos exames de imagens, laboratoriais e outros.

Novo Centro Médico da Unimed Adamantina (Foto: Siga Mais).Novo Centro Médico da Unimed Adamantina (Foto: Siga Mais).Novo Centro Médico da Unimed Adamantina (Foto: Siga Mais).

 Para monitorar a qualidade dos serviços prestados no local, o desempenho dos profissionais médicos nos atendimentos realizados no espaço será avaliado pelos beneficiários, em canais que a Unimed Adamantina irá disponibilizar. “Queremos que nosso beneficiário seja bem atendido e tenha o Centro Médico da Unimed Adamantina como referência de qualidade”, cuja equipe multiprofissional deslocada da antiga Uniclínica, para o novo espaço, é reconhecida e aprovada, de longa data, pelos usuários.

O portfólio do Centro Médico poderá contar também com um serviço de desospitalização. Quando houver entendimento entre o médico e o paciente, o beneficiário será atendido no espaço, inclusive com a utilização de medicamentos. O beneficiário também poderá requisitar atendimento domiciliar, pontual, quando se enquadrar nas diretrizes clínicas.

Pandemia: desafios, superação e suporte aos beneficiários

Em meio à pandemia da Covid-19, a estrutura da Unimed Adamantina mostrou capacidade de resposta, às mais diferentes situações, previsíveis ou não. O principal foco, nesse tema, foi atuar para proteger a vida dos beneficiários, colaboradores, cooperados e prestadores, o que exigiu rápida mobilização e atuação em diferentes frentes, seja com ações preventivas, com equipamentos de proteção individual (EPI) e insumos, ou atendimentos em saúde.

Em um momento conturbado da pandemia, de incertezas, e marcado também pela escassez de materiais e o encarecimento diante da alta demanda, a Unimed Adamantina adquiriu EPIs, testes, máscaras e face shield para hospitais de Adamantina, Flórida Paulista, Lucélia e Parapuã, face shield para médicos e deslocou colaboradores para trabalho em home office.

Novo Centro Médico da Unimed Adamantina (Foto: Siga Mais).Novo Centro Médico da Unimed Adamantina (Foto: Siga Mais).

 Quanto ao suporte aos usuários, em casos de internações decorrentes da Covid-19, Dr. Borsato destaca que nenhum beneficiário positivo para a doença ficou sem atendimento, em toda a pandemia. “Não faltou um leito de enfermaria e de UTI, na pandemia”, explica. “Pelo sistema Unimed internamos pessoas de Adamantina em São Paulo, Marília Bauru, Araçatuba e São José Rio Preto, entre outras cidades. Acionamos também Lençóis Paulista, Lins e Catanduva, que disponibilizaram vagas, porém não foi necessária sua utilização”.

De forma colaborativa, a diretora superintendente da Unimed Adamantina, Dra. Maria Angélica Silva Bonfin, integrou o comitê municipal de contingenciamento da Covid-19, atuando nas decisões de políticas públicas da cidade, no enfrentamento à doença. A nomeação, de relevante interesse público, se deu por decreto da Prefeitura Municipal, em março do ano passado, início da pandemia.

Lei Geral de Proteção de Dados e aceleração nos investimentos em tecnologia

Além de validar a própria estrutura e sua capacidade de mobilização e atendimento, a pandemia da Covid-19 fez a Unimed Adamantina acelerar os investimentos em tecnologia, já anteriormente previstos.

Atualmente, o maior número de atendimentos, agendamentos e outros procedimentos acontecem em vias eletrônicas, seja por WhatsApp, aplicativos e outros canais de atendimento. “O fluxo pelo Whatsapp, por exemplo, é muito maior que o presencial”, revela Dr. Borsato. “Aceleramos nossos investimentos em tecnologia. O beneficiário consegue fazer todas as interações e relacionamento com a Unimed Adamantina de forma remota, à distância, criando uma dinâmica de melhores resultados, com redução do fluxo físico e deslocamento de pessoas”, continua.

Parte da equipe de retaguarda (Foto: Siga Mais).Parte da equipe de retaguarda (Foto: Siga Mais).Parte da equipe de retaguarda (Foto: Siga Mais).

Outro destaque recente na Unimed Adamantina foi a estruturação de todos os protocolos exigidos pela nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “Estamos totalmente adequados. A Unimed preza pelas informações que são confiadas à ela, pelos nossos beneficiários”, diz o dirigente.

Internamente, foi constituído o Comitê LGPD, formado por funcionários, sem participação da diretoria, onde o tema é discutido e as sugestões indicadas aos dirigentes.

Saúde financeira, investimentos e atuação comunitária

Ao alcançar seus 27 anos, a Unimed Adamantina comemora com ampla saúde financeira, o que permitiu os investimentos e a segurança para avançar em novos projetos. A estrutura celebra solidez, atendimento aos parâmetros normativos do Sistema Unimed e os resultados de desempenho, em um modelo de governança marcado pela transparência, planejamento e decisões compartilhadas, com trabalhos e discussões descentralizadas em comitês e o fomento de lideranças na equipe.

Dr. Borsato destaca que as decisões não são unilaterais, e sim tomadas com base em evidências e amplo estudo de viabilidade. “É um colegiado que decide, onde participam a diretoria, conselho administrativo, conselho fiscal e outros atores”, detalha.

Sede da Unimed Adamantina (Divulgação).

Esse cenário, além de propiciar um ambiente seguro para investimentos e ações, e para o beneficiário do plano de saúde, permite também oferecer contrapartidas à comunidade, como um todo, com apoio, incentivos e patrocínios a programas esportivos, de saúde, de prevenção, sociais e culturais, muitos dos quais pausados na pandemia, e que em breve serão novamente reativados. Entre as iniciativas, estão o apoio ao basquete e futsal, na em atividades de base, caminhadas estimuladas e o Programa da Melhor Idade. E ainda, o apoio ao Circuito Cultural do Sescoop, atuando com outras cooperativas parceiras na realização de atividades culturais na cidade, e campanhas de cunhos beneficente e assistencial.

Serviço

A Unimed Adamantina fica localizada na Avenida Rio Branco, 258, centro. Para saber mais, acesse o site, ligue no telefone (18) 3502-4600 ou chame no WhatsApp (18) 99676-7761. Acesse também as redes sociais no Facebook Instagram.

Publicidade

Instagram