Saúde

Presídios da região de Prudente têm 97% dos presos completamente vacinados contra a Covid-19

Em todo o Estado, 94% dos presos já foram imunizados com a segunda dose ou dose única.

Por: Da Redação atualizado: 22 de novembro de 2021 | 08h58
Estado de São Paulo tem 179 presídios, com 204.537 presos (Foto: SAP). Estado de São Paulo tem 179 presídios, com 204.537 presos (Foto: SAP).

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) alcançou, no todo, o índice de 94% dos presos vacinados com a 1ª e 2ª dose ou dose única contra o novo coronavírus. Ao todo, 192.276 presos receberam a imunização completa nos presídios paulistas. Quando comparado aos números de vacinados no país, o resultado é ainda mais expressivo. É que segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), somente 43,4% das pessoas privadas de liberdade no Brasil estão com o esquema vacinal completo.  

O índice é ainda maior na região de Presidente Prudente, que já vacinou 26.466 presos, o que representa 97% dos seus custodiados. Nesse universo estão as unidades prisionais de Presidente Prudente, Caiuá, Dracena, Flórida Paulista, Irapuru, Junqueirópolis, Lucélia, Marabá Paulista, Martinópolis, Osvaldo Cruz, Pacaembu, Pracinha, Presidente Bernardes, Presidente Venceslau e Tupi Paulista.  

204 mil presos nos presídios paulistas

O processo de imunização nos 179 presídios de São Paulo ocorre em parceria com os municípios, que têm disponibilizado as vacinas para essa população. Atualmente, a SAP custodia 204. 537 reeducandos.

Mesmo com a imunização em pleno funcionamento, as medidas de restrições contra a doença permanecem. As visitas de familiares seguem de forma gradual e controlada e são limitadas a duas pessoas por reeducando, sendo maiores de 18 anos, com revezamento entre pavilhões e matrículas. Os reeducandos permanecem de máscara como uso obrigatório, assim como os funcionários do sistema prisional.  

Publicidade

Instagram