Saúde

Lucélia lança programa municipal de castração para cães e gatos

Cadastro está aberto no site da Prefeitura de Lucélia. Veja como proceder.

Por: Da Redação atualizado: 19 de maio de 2021 | 17h23
Programa municipal oferece castração gratuita para cães e gatos, machos e fêmeas (Imagem de Rohit Tripathi por Pixabay). Programa municipal oferece castração gratuita para cães e gatos, machos e fêmeas (Imagem de Rohit Tripathi por Pixabay).

A Prefeitura de Lucélia lançou nesta quarta-feira (12) o programa municipal de castração de cães e gatos “Mi & Au”, com atendimento gratuito à comunidade. Os moradores precisam fazer o cadastro no site da Prefeitura (link aqui). Serão cadastrados animais machos e fêmeas.

Para o funcionamento do programa o Departamento de Zoonoses montou um espaço no prédio do antigo Centro de Ensino, à praça José Firpo. Os animais serão castrados no local, por médico veterinário.

Os moradores interessados no programa precisam, primeiramente, fazer o cadastro no site da Prefeitura, preenchendo os dados básicos solicitados, como nome, endereço, telefone, documentos e outras informações, além dos dados dos animais. Depois disso, a equipe do Departamento de Zoonoses irá fazer contato e agendar uma entrevista, para que cada morador seja orientado e assine os documentos pertinentes. Em seguida, será agendada a data da castração.

As castrações ocorrerão de segunda a sexta, previamente agendadas. Inicialmente, estão reservados as segundas e terças para atender as organizações protetoras de animais e os protetores voluntários. E nos outros três dias da semana, as demandas da comunidade, por meio dos cadastros recebidos. (Continua após a publicidade...)

O poder púbico pede paciência à população, já que por mais de uma década a cidade não tinha um programa municipal de castração, continuado, como política pública de saúde, o que permitiu acumular um grande volume de animais sem donos, ou cujos proprietários não têm condições de arcar com a cirurgia.

Assim, depois de vencida essa demanda acumulada, ao longo de anos, o programa tende a se estabelecer. A ação será permanente, dentro das atribuições da área de zoonoses.

Critérios, prioridades e objetivos

Para o morador que tenha mais de um animal, deverá fazer um cadastro para cada um deles. Em cada cadastro deve preencher todos os dados exigidos.

As pessoas cadastradas no Bolsa Família terão prioridade. Os animais desse público serão cadastrados primeiramente, e em seguida a demanda geral, além das cotas reservadas a ongs e protetores.

O programa, a curto e médio prazo, deve contribuir para o controle da população de cães e gatos e diminuir os animais errantes (sem donos), com reflexos, também, na diminuição das doenças transmitidas por esses animais, e para a saúde pública, como a leishmaniose.

No antigo Centro de Ensino, o Controle de Zoonoses funciona de segunda a sexta, das 7h às 16h, com o telefone (18) 3551-4578.

Publicidade

Instagram