Saúde

Hospital das Clínicas de Marília retoma as cirurgias eletivas de forma gradativa

Equipes do Hospital já estão em contato com os pacientes.

Por: Da Assessoria atualizado: 2 de setembro de 2021 | 17h26
Para as cirurgias eletivas, os pacientes devem manter todos os cuidados e orientações relacionados a Covid-19. É fundamental estar bem de saúde no momento dos procedimentos (Ilustração. Imagem de Ahmad Ardity por Pixabay). Para as cirurgias eletivas, os pacientes devem manter todos os cuidados e orientações relacionados a Covid-19. É fundamental estar bem de saúde no momento dos procedimentos (Ilustração. Imagem de Ahmad Ardity por Pixabay).

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HCFAMEMA) retomou a realização de cirurgias eletivas (agendadas) neste mês de agosto. A medida foi possível por causa da diminuição dos casos da Covid-19, o que permitiu a liberação dos leitos de internação. Porém, em caso de necessidade, os leitos poderão ser redirecionados de acordo com a situação epidemiológica da pandemia.

As equipes do Departamento de Atenção à Saúde Ambulatorial Especializada e Hospital Dia (DASAMB) já estão em contato com os pacientes. As cirurgias eletivas serão realizadas de maneira gradual até atingir a capacidade máxima de atendimento do HCFAMEMA. “A retomada vai começar a diminuir o represamento causado pela pandemia, pois muitos pacientes estavam aguardando por cirurgias. Com a retomada, pretendemos atender a todos de maneira responsável e dentro das nossas possibilidades epidemiológicas”, conta a Gerente de Atenção ao Centro Cirúrgico, Dra. Iara Alves Coelho Sganzella.

Publicidade

Anuncie Aqui

Publicidade

Siga Comunicação

Para as cirurgias eletivas, os pacientes devem manter todos os cuidados e orientações relacionados a Covid-19. É fundamental estar bem de saúde no momento dos procedimentos. Caso o paciente, ou algum parente próximo com quem teve contato, apresente sintomas gripais, a cirurgia é suspensa.

Pensando também na segurança do paciente e da equipe médica, neste momento de pandemia não é permitido ter acompanhante no período de internação da cirurgia eletiva.

Segundo a diretora técnica do DASAmb, Cristina Toshie de Macedo Kuabara, todas as especialidades serão contempladas, obedecendo a demanda de cada disciplina. “As cirurgias oncológicas nunca pararam, mas as de patologias benignas tiveram que ser suspensas. Como o retorno é gradual, será um processo longo até atender toda a demanda, mas estamos começando e vamos atender nossos pacientes da melhor maneira possível”, comenta Cristina.

Publicidade

Instagram