Saúde

Colapso: 11 hospitais do DRS de Marília estão com leitos UTI Covid 100% ocupados

Das 164 vagas de leitos UTI Covid disponíveis em 12 hospitais, 163 estão ocupadas nesta terça-feira.

Por: Da Redação atualizado: 15 de março de 2021 | 16h12
Planilha com o quadro de ocupação dos leitos de UTI nos 12 hospitais do DRS de Marília, nesta terça-feira, 9 de março (Reprodução). Planilha com o quadro de ocupação dos leitos de UTI nos 12 hospitais do DRS de Marília, nesta terça-feira, 9 de março (Reprodução).

Dados atualizados nesta terça-feira (9) mostram que dos 12 hospitais vinculados ao Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília, 11 estão com 100% de ocupação nos leitos de UTI Covid credenciados SUS.

Ao todo, a área do DRS dispõe de 164 leitos de UTI com isolamento Covid-19, dos quais, 163 estão ocupados. Hoje, de acordo com os dados do DRS, há apenas uma vaga disponível na Santa Casa de Assis.

Mapa regional

O quadro por hospital, na região do DRS de Marília, é o seguinte: Santa Casa de Adamantina (5 leitos), Santa Casa de Osvaldo Cruz (10 leitos), Hospital Regional de Assis (10 leitos), Santa Casa de Paraguaçu Paulista (10 leitos), AHBB de Garça (6 leitos), Hospital das Clínicas de Marília (40 leitos), Santa Casa de Marília (10 leitos), Hospital da Unimar (23 leitos), Santa Casa de Ourinhos (15 leitos), Santa Casa de Santa Cruz do Rio Pardo (10 leitos) e Santa Casa de Tupã (15 leitos), todos ocupados.

Apenas a Santa Casa de Assis, há um único leito de UTI Covid vago: dos 10 disponíveis, 9 estão ocupados.

Governo estadual anuncia novos leitos

Nesta segunda-feira (8), o governo de São Paulo anunciou que vai abrir 280 novos leitos para tratamento de pacientes com a covid-19. Esses leitos serão instalados em 11 unidades de saúde, espalhadas por diversas regiões do estado, Tupã e Ourinhos, na área do DRS de Marília, devem receber os novos leitos, chamados de hospitais de campanha.

Segundo o governo estadual, a estrutura será montada em hospitais e unidades de saúde já existentes, que serão ampliadas para receber os novos leitos.

Dessa vez, não serão criadas apenas estruturas provisórias para atendimento de baixa ou média complexidade, como eram os hospitais de campanha no ano passado. A ideia agora é também ampliar os leitos de unidades de terapia intensiva (UTI). Por isso, dos 280 novos leitos, 140 serão destinados para UTIs. O restante, para enfermarias.

Os novos leitos, segundo o governo, serão instalados até o dia 31 de março, nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) das cidades de Andradina, Botucatu, Campinas, Itapetininga, Ourinhos, Santo André, Santos e Tupã. Em Fernandópolis, será montado junto à Unidade de Reabilitação Lucy Montoro. Já na capital paulista, será vinculado ao Hospital São José, na zona norte.

Publicidade

Instagram