Saúde

Campanha Fique Sabendo realizará testes rápidos de HIV e sífilis em Lucélia

Testes serão realizados na próxima semana, de segunda (30) a sexta (4).

Por: Da Redação atualizado: 7 de dezembro de 2020 | 14h33
Testes serão realizados de segunda (30) a sexta-feira (4), das 13h às 15h30, no Centro de Saúde e o PSF Dr. Domingos (Reprodução). Testes serão realizados de segunda (30) a sexta-feira (4), das 13h às 15h30, no Centro de Saúde e o PSF Dr. Domingos (Reprodução).

Para lembrar o Dia Mundial de Combate a AIDS, o Centro de Saúde e o PSF Dr. Domingos (Parque das Palmeiras) realizarão testes rápidos de HIV/AIDS e sífilis no período de 30 de novembro a 4 de dezembro (segunda a quinta, da próxima semana). A informação foi divulgada nesta sexta-feira (27) pela Prefeitura de Lucélia.

De acordo com a publicação, os testes serão realizados no horário das 13h às 15h30, nas duas unidades de saúde.

A campanha pretende destacar a importância do diagnóstico precoce destes dois agravos principalmente entre jovens.

(Reprodução).

O objetivo da ação é levar o alerta da doença e a importância do diagnóstico precoce, que faz toda a diferença no prognóstico do paciente, evitando o desenvolvimento das doenças oportunistas, a transmissão de novos casos e a transmissão vertical (mãe para o filho), tanto de HIV como de Sífilis.

Para Alexandre Gonçalves, coordenador do Programa Estadual DST/Aids-SP, “no caso do HIV, a testagem é a porta de entrada nesta cadeia de cuidado contínuo de prevenção, diagnóstico, vinculação, tratamento, retenção e supressão viral do HIV. E, no caso da sífilis, a testagem oportuniza o diagnóstico e tratamento de uma doença muitas vezes silenciosa”.

Para saber mais sobre a campanha, acesse aqui.

Publicidade

Instagram