Polícia

Polícia Ambiental e Ministério Público Estadual encerram operação Huracan

Na região de Presidente Prudente foram elaborados 73 Termos de Vistoria Ambientais.

Por: Da Redação atualizado: 16 de maio de 2021 | 12h12
Na Operação policiais relataram as condições de 1.260 km de aceiros e faixas de domínio na região, das quais 97 km ocorreram em áreas especialmente protegidas (Divulgação/PM Ambiental). Na Operação policiais relataram as condições de 1.260 km de aceiros e faixas de domínio na região, das quais 97 km ocorreram em áreas especialmente protegidas (Divulgação/PM Ambiental).

A Polícia Militar Ambiental e o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), deflagraram de segunda a quarta-feira (10 a 12) em todo o território paulista a Operação Huracan. A ação mobilizou mais de 500 agentes.

Na região de Presidente Prudente as ações tiveram como objetivo a prevenção dos focos de incêndio em vegetações e a minimização dos impactos que estes incidentes acarretam à saúde da população.

(Divulgação/PM Ambiental).

Entre as ações realizadas na região, destacaram-se a fiscalização de faixas de domínio das rodovias e estradas vicinais, aceiros de propriedades que desenvolvem atividades relativas ao cultivo da cana-de-açúcar, priorizando as áreas especialmente protegidas, identificadas por APP (Área de Preservação Permanente) e UC  (Unidades de Conservação).

De acordo com a PM Ambiental, nos três dias da operação foram elaborados 73 Termos de Vistoria Ambientais que relataram as condições dessas áreas nos 1.260 km de aceiros e faixas de domínio, das quais 97 km ocorreram em áreas especialmente protegidas. Também foram fiscalizados sete pontos de observação, de monitoramento e críticos, indicados pelas empresas do setor sucroenergético.

(Divulgação/PM Ambiental).

Na quarta-feira houve o encerramento da operação com um encontro técnico, onde o assunto abordado foi “Desenvolvimento Sustentável”, tendo a participação da Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, gestores dos parques estaduais, Coordenadoria de Fiscalização de Biodiversidade e empresas do setor sucroenergético. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Anuncie Aqui

Publicidade

Siga Comunicação

Em todo o estado, Operação vistoriou 824 propriedades rurais

Em todo o estado de São Paulo, segundo publicou o MPSP, foram vistoriadas 824 propriedades rurais. Foram percorridos  5.572 quilômetros de aceiros e 5.340 quilômetros de margens de rodovias (faixas de domínio) e  zonas de amortecimento de unidades de conservação. As ações conjuntas seguirão durante todo período de estiagem com previsão de término no mês de outubro. 

(Divulgação/MPSP).

Publicidade

Instagram