Cidades

Secretaria da Administração Penitenciária cria projeto de telemedicina para presos

Penitenciária de Martinópolis integra o projeto piloto Telesap, que ocorre em 40 presídios.

Por: Eliane Borges | SAP | Croeste atualizado: 13 de outubro de 2022 | 12h03
Pela tela do computador, médico à distância orienta sentenciado com mediação de um profissional de saúde da unidade (SAP/Croeste). Pela tela do computador, médico à distância orienta sentenciado com mediação de um profissional de saúde da unidade (SAP/Croeste).

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, criou o Projeto Telesap, que oferece consultas médicas online para a população privada de liberdade do Estado. A ação é acompanhada pela Coordenadoria de Saúde da Pasta e dá maior fluidez e acessibilidade aos atendimentos. A modalidade virtual de atendimento médico não impedirá que reeducandos façam suas consultas externas, caso o quadro seja grave ou precise de um procedimento em hospital.  

O Telesap está em uso desde maio e já registra 237 consultas realizadas em especialidades médicas que contribuíram para a ampliação do acesso da população prisional à saúde, com redução de custos decorrentes de deslocamentos.  

O projeto piloto se constitui como importante política pública de atenção básica à saúde da população prisional e será ampliado. Primeiramente, dez unidades prisionais foram contempladas no projeto piloto, sendo dois presídios em cada uma das cinco regiões do Estado. Da Coordenadoria Regional Oeste (CROESE) da SAP, foram escolhidas a Penitenciária “Tacyan Menezes de Lucena” de Martinópolis e a Penitenciária “Luis Aparecido Fernandes” de Lavínia II. 

Após reunião entre a Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário e o setor de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde, neste mês de agosto, o projeto chegou a outras 30 unidades prisionais, incluindo especialidades médicas de psiquiatria e urologia. Com a ampliação, temos agora 40 presídios se beneficiando com a nova medida, entre eles, o Centro de Detenção Provisória "Marcos Amilton Raysaro" de Icém e a Penitenciária de Florínea.    

Para uma boa utilização da plataforma usada nos agendamentos e consultas, a Secretaria de Saúde capacitou, com treinamento, gestores dos Centros Regionais de Atenção à Saúde da População Prisional (CRASPPs) e os gestores de saúde das unidades prisionais e médicos. 

Publicidade

Instagram