Cidades

Potencial hídrico de Lucélia será destaque no livro Rios do Oeste 2

Livro promove a conscientização e preservação ambiental em 272 páginas.

Por: Da Redação atualizado: 6 de julho de 2022 | 13h50
Uma das imagens, captada em Lucélia, que fará parte da publicação Rios do Oeste 2 (Divulgação/Moisés Eustáquio Oliveira). Uma das imagens, captada em Lucélia, que fará parte da publicação Rios do Oeste 2 (Divulgação/Moisés Eustáquio Oliveira).

Lucélia e outros municípios do interior paulista serão protagonistas no livro Rios do Oeste 2, em produção, e com previsão de lançamento entre julho e agosto próximos. A obra é idealizada pelo repórter fotográfico Moisés Eustáquio Oliveira, profissional que atual no Jornal Impacto Online, de Andradina.

O Rios do Oeste 2 busca ampliar a divulgação do potencial dos rios do extremo oeste paulista, entre eles Paraná, Tietê, São José dos Dourados, Aguapeí, do Peixe, Paranapanema, Pirapozinho, Anastácio, seus afluentes, entre outros que banham quase 60 municípios, desde Santa Clara D´Oeste (região de Santa Fé do Sul, no noroeste paulista) a Rosana (no Pontal do Paranapanema), e outros na divisa entre os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul. “Promete ser uma repaginação do Livro Rios do Oeste lançado em agosto de 2021, com sucesso absoluto e incontestável, com exemplares enviados até para o exterior”, comemora Moisés.

(Divulgação/Moisés Eustáquio Oliveira).(Divulgação/Moisés Eustáquio Oliveira).(Divulgação/Moisés Eustáquio Oliveira).

A obra envolve arte e fotografia, revelando belezas naturais exuberantes, meio ambiente, história, geografia e ciência, despertando interesse para a vida dos rios, da importância da água para o planeta, da fauna e flora.

Conforme o idealizador, o livro aborda as macrófitas aquáticas, assoreamento, mexilhão dourado, pesquisas com arrais e o perigo que elas oferecem, piracema, áreas de preservação permanente, mata ciliares, nascentes, pontes, praias, hidrelétricas, hidrovia Tietê-Paraná, repovoamento, abastecimento das cidades, ações da Polícia Ambiental e da Fundação Florestal, produção de energia elétrica e os benefícios que os rios proporcionam.

Com a publicação ele espera invocar os leitores à reflexão acerca de diferentes aspectos, como crítica socioeconômica, olhar turístico, preservação ou contemplativo.

Conscientização e preservação em 272 páginas

Com seu maior foco nas escolas, bibliotecas, prefeituras, câmaras e outros órgãos públicos, o livro Rios do Oeste 2 destaca o Parque Estadual do Aguapeí, uma unidade de conservação que envolve áreas nativas nas cidades de Junqueirópolis, Monte Castelo e São João Do Pau D´Alho – na Nova Alta Paulista – e ainda Castilho, Guaraçaí e Nova Independência, sendo o Parque um dos últimos refúgios do cervo do pantanal. O livro destaca também o Morro do Diabo, o Instituto Ipê de Pesquisas Ecológicas e a Estação Ecológica Mico Leão Preto, no Pontal do Paranapanema; e ainda as estâncias turísticas e municípios de interesse turístico (MIT); e atividades como psicultura e frigorífico de peixe, torneios de pesca, lazer e entretenimento no chamado turismo de água doce.

(Divulgação/Moisés Eustáquio Oliveira).

Segundo o autor, a conscientização da população para a preservação do potencial hídrico e meio ambiente de modo geral é urgente e necessária, uma questão de sobrevivência. A contribuição vem de todas as áreas. “A cultura está mais engajada do que nunca e é a trincheira fundamental nesse processo. Uma obra que pretende mostrar o potencial dos rios que banham essa região, alertando para a necessidade de sua preservação e a manutenção de suas águas sem poluição, reveste-se de fundamental importância a todos. Sabemos que não sobrevivemos em águas, mas a maioria das pessoas não pratica o consumo racional”, destaca Moisés Eustáquio.

(Divulgação/Moisés Eustáquio Oliveira).

A obra terá 272 páginas, capa dura, dezenas de imagens captadas em mais de 50 municípios da região e com previsão de lançamento para julho deste ano. “Já estamos na fase final de ajustes e correções de textos e captação de imagens para iniciar a diagramação”, afirma o autor, empolgado com a adesão dos municípios, além de várias empresas. “Só lamento a falta de visão de alguns poucos secretários municipais de educação para com o contexto do livro, na minha avaliação, fundamental para o conhecimento dos alunos”, lamenta Moisés Eustáquio, há 30 anos na imprensa regional, autor de várias exposições fotográficas e amplo divulgador das potencialidades regionais.

Publicidade

Instagram