Cidades

Lucélia e cidades da região de Marília regridem para a fase vermelha do Plano SP

Fase vermelha é de restrição máxima, com funcionamento apenas dos setores essenciais.

Por: Da Redação atualizado: 2 de março de 2021 | 06h45
Lucélia e cidades da região de Marília regridem para a fase vermelha do Plano SP

O governo do estado de São Paulo anunciou no começo da tarde desta sexta-feira (26) nova atualização do Plano SP, e regrediu a classificação das cidades da região do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília da atual fase laranja para a fase vermelha, de restrição máxima, o que insere o município de Lucélia. “Eu não preciso discorrer sobre a gravidade do momento porque todos sabem disso. Os veículos de comunicação e as pessoas sérias deste país sabem que, infelizmente, estamos vivendo um período de agravamento nessa segunda onda da pandemia, disse o governador João Doria Junior (PSDB), em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes.

As mudanças passam a valer a partir da próxima segunda-feira, 1º de março. As prefeituras de cada cidade devem editar decretos municipais com os parâmetros locais.

Segundo o governo paulista, a regressão de fases atinge seis regiões do estado. Além da região de Marília, a região de Ribeirão Preto também deixou a fase laranja e retrocedeu para a fase vermelha. Nessas duas regiões, a taxa de ocupação de leitos hospitalares está em torno dos 80%.

Já as regiões da Grande São Paulo, Campinas, Sorocaba e Registro, deixaram a fase amarela e retrocederam para a fase laranja. Nessas áreas, a taxa de ocupação de leitos hospitalares está em torno dos 70%.

A única progressão foi a região de Piracicaba, que deixou a fase laranja e avançou para a fase amarela. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Anuncie Aqui

Publicidade

Siga Comunicação

A fase vermelha, mais rígida, só permite o funcionamento normal em setores essenciais como farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria. Demais comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos. 

Nesta que é a 8ª semana epidemiológica do ano, o estado de São Paulo registrou 13% de aumento no número de internações, principalmente em UTIs. Os casos também registraram incremento de 6% ante a semana anterior. A taxa de óbitos também subiu em 4%. Hoje, o estado tem 6.767 pacientes internados em UTIs e outros 8 mil em enfermaria. A taxa de ocupação de UTI no estado atingiu 70,4%. Hoje, 76% da população paulista estão na etapa laranja do Plano SP e 15% na fase vermelha.

Publicidade

Instagram