Cidades

Inmet faz alerta de hipertermia e perigo de morte para área que inclui Lucélia e região

Segundo o aviso do Inmet, a onda de calor tem grau de severidade de grande perigo.

Por: Da Redação | Com informações do Portal Siga Mais atualizado: 8 de outubro de 2020 | 09h40
Área atingida pela forte onda de calor e baixa umidade relativa do ar (Fonte: Inmet). Área atingida pela forte onda de calor e baixa umidade relativa do ar (Fonte: Inmet).

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou três alertas em razão da onda de calor que atinge grande parte do país. Na faixa do alerta estão as regiões de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Campinas, Bauru, Araraquara, Piracicaba, Ribeirão Preto, Assis, sul e sudoeste Sul-Mato-Grossense, Pantanal Sul-Mato-Grossense, centro norte Sul-Mato-Grossense e leste Sul-Mato-Grossense, e relaciona as cidades, entras as quais, Lucélia.

O primeiro alerta do Inmet trata a onda de calor com grau de severidade de “grande perigo”. O alerta tem vigência desde ontem (5), às 13h59, e segue até quinta-feira (8), às 15h, e adverte sob riscos potenciais de hipertermia e morte, diante da exposição às altas temperaturas (veja o aviso).

O segundo alerta se refere à onda de calor, com temperatura 5ºC acima da média por período de 3 a 5 dias. O aviso, com grau de severidade e de “perigo”, teve início também na segunda-feira, às 14h05, e segue até quinta-feira (8) às 15h (veja o aviso).

O terceiro alerta aborda a baixa umidade relativa do ar (URA), com vigência para esta terça-feira (6), até 21h, também com grau de severidade de “perigo”. De acordo com o Inmet, a URA no dia varia de 20% e 12%, com riscos de incêndios florestais e à saúde. No corpo, pode provocar ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz (veja o aviso).

Em relação à baixa URA, o Inmet faz quatro recomendações:

- Beba bastante líquido.

- Atividades físicas não são recomendadas.

- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

- Use hidratante para pele e umidifique o ambiente. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Anuncie Aqui

Publicidade

Siga Comunicação

Defesa Civil alerta

Nesta segunda-feira (5) a Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta que entre hoje (6) e domingo (11), persistirá a sensação de calor intenso e, em alguns momentos, de calor severo, com o pico entre quinta-feira (8) e sexta-feira (9). A partir de quinta-feira (8), poderá ocorrer pancadas de chuvas fortes, com possível queda de granizo, em pontos isolados.

No Vale do Ribeira, Serra da Mantiqueira e Baixada Santista, a sensação térmica ficará na casa dos 35°C. No Litoral Norte, na casa dos 40°C. Já na Região Metropolitana da Capital, São José dos Campos, Itapeva, Sorocaba, Campinas e Franca, a sensação pode variar entre 40°C e 45°C. Nas regiões de Bauru, Araraquara, Marília, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Araçatuba e Barretos, tende a ultrapassar os 45°C (reveja).

Publicidade

Instagram