Cidades

Energisa registra 174 batidas em postes que afetaram fornecimento de energia elétrica na região

Números são de janeiro a setembro deste ano, para a região de Presidente Prudente.

Por: Da Assessoria atualizado: 31 de outubro de 2022 | 09h43
Nos 174 acidentes de trânsito envolvendo colisões em postes, 33 mil clientes ficaram sem energia até que ocorressem os reparos (Da Assessoria). Nos 174 acidentes de trânsito envolvendo colisões em postes, 33 mil clientes ficaram sem energia até que ocorressem os reparos (Da Assessoria).

Somente entre janeiro e setembro deste ano, 174 acidentes de trânsito envolvendo postes foram registrados na região de Presidente Prudente. As estatísticas referem-se apenas às ocorrências contabilizadas nos 24 municípios atendidos pela Energisa Sul-Sudeste, e acendem um alerta geral quanto à segurança no trânsito.   

Além disso, essas ocorrências trouxeram outros prejuízos à comunidade, uma vez que mais de 33 mil clientes ficaram sem energia devido aos danos que as colisões causaram ao sistema elétrico.   

Faltando pouco mais de dois meses para encerrar 2022, já foram registrados quase o mesmo número de acidentes do ano passado, que teve 178 ocorrências de janeiro a dezembro. Por isso, o gerente de Operação Energisa Sul-Sudeste, Tiago Luis Diório Sanches, enfatiza a preocupação da concessionária quanto às estatísticas e riscos desse tipo de acidente aos condutores e passageiros de veículos, além da comunidade em geral.  

(Imagem: Da Assessoria).

 “Um dos problemas mais graves das colisões contra poste é o risco de choque elétrico, ainda mais se houver o rompimento dos cabos de energia. Mesmo a rede de distribuição da Energisa sendo equipada com tecnologia de proteção para interromper o fornecimento de energia em situações como essas, é sempre importante considerar a rede energizada e tomar medidas de precaução neste tipo de situação”.    

Tiago reforça a importância de a comunidade estar atenta e colocar em prática as orientações de segurança em casos de acidentes: “Sempre frisamos: se o veículo atingiu um poste, os ocupantes devem permanecer dentro do carro, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada de uma equipe especializada da distribuidora, que irá realizar todos os procedimentos necessários com a máxima segurança”, detalha.   

Já para as pessoas que presenciarem o acidente, a orientação é manter a distância e acionar o socorro imediatamente. “Às vezes, na ansiedade de ajudar quem está dentro do carro, as pessoas podem tocar em um cabo rompido e sofrer um choque elétrico. Então, não toque no veículo, chame a Energisa e o Corpo de Bombeiros que farão o socorro de maneira adequada”.   

Sem energia  

Como se não bastassem as consequências física e emocionais aos envolvidos, os acidentes registrados na região de Prudente também causaram outros prejuízos: a interrupção no fornecimento de energia para residências, estabelecimentos comerciais e unidades de saúde situadas próximo aos locais das ocorrências.      

“A Energisa conta com equipamentos modernos permitem realizar manobras no sistema elétrico de maneira remota (sem a necessidade de deslocamento de equipes) para minimizar os impactos e restabelecer a energia de forma rápida para o maior número de clientes possível. Mas, nem sempre é possível restabelecer todos de uma única vez, devido à complexidade dos estragos”, explica Tiago.    

(Imagem: Da Assessoria).

Na região, 33.456 clientes tiveram a energia interrompida, ainda que por poucos minutos, em decorrência de batidas em postes. No entanto, parte desses clientes acabou sendo impactada por mais tempo, para os trabalhos na rede elétrica, incluindo reparos ou substituição de equipamentos e postes, fossem executados com segurança.    

Serviço   

A orientação da Energisa é que em caso de urgência envolvendo a rede elétrica, a comunidade entre em contato pelos canais de atendimento da empresa.

Publicidade

Instagram