Cidades

Energisa investe R$ 662 mil em substituição de luminárias em Inúbia Paulista e outras quatro cidades

Companhia trocou lâmpadas convencionais por LED, proporcionando economia para os municípios.

Por: Da Redação atualizado: 2 de maio de 2021 | 09h34
Avenida Leão Miguel Banwart foi uma das vias beneficiadas com a troca por lâmpadas Led, em  Inúbia Paulista (Divulgação/Energisa). Avenida Leão Miguel Banwart foi uma das vias beneficiadas com a troca por lâmpadas Led, em Inúbia Paulista (Divulgação/Energisa).

A Energisa Sul-Sudeste investiu mais de R$ 662 mil em melhorias na iluminação pública de cinco municípios da região: Álvares Machado, Presidente Bernardes, Santo Anastácio, Inúbia Paulista e Salmourão. A empresa finalizou a substituição da tecnologia atual das luminárias, com lâmpadas a vapor de sódio, por luminárias com tecnologia LED.

De acordo com a empresa, a ação foi realizada por meio do Projeto de Eficiência Energética (PEE). A iniciativa, aprovada e regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), proporciona a redução na demanda por energia, evitando desperdício e contribuindo para uma economia no valor da conta de luz dessas cidades. 

Em Inúbia Paulista, segundo a concessionária, foram 136 pontos, beneficiando a iluminação pública das avenidas Campos Sales, Leão Miguel Banwart e Paulo Kenji Muramatsu. A troca deve gerar uma economia de 87,64 MWh/ano ao município, o que representa o consumo médio da energia elétrica de 36 residências. 

Inúbia Paulista (Divulgação/Energisa).

Em Salmourão, a Energisa Sul-Sudeste melhorou a iluminação em 110 pontos das avenidas Santos Dummont e Castelo Branco, com expectativa de garantir a economia anual de 71,14MWh, o que corresponde ao abastecimento de 29 residências com consumo médio de 200kWh/mês. 

Salmourão (Divulgação/Energisa).

“Mesmo em um cenário complexo ocasionado pela pandemia do novo coronavírus, demos sequência na execução de diversas iniciativas importantes, seguindo todos os protocolos de saúde e segurança. Com esses projetos, estamos propiciando aos municípios a oportunidade de reduzirem a demanda e consumo de energia elétrica, além da melhoria da iluminação pública, que é muito importante para a segurança da população”, destaca Thiago Peres de Oliveira, coordenador de Eficiência Energética da Energisa. 

Thiago complementa que as luminárias de LED possuem um ciclo de vida bem maior em relação aos sistemas convencionais e isso evita a necessidade de substituições constantes dos equipamentos. Dessa forma, as prefeituras conseguem economizar e, consequentemente, administrar melhor os recursos de iluminação pública. 

Investimentos em mais três cidades da região

Em Álvares Machado, a substituição das lâmpadas foi concluída no mês de março, em 108 pontos, contemplando a Rua Souza Caldas e a Estrada Arthur Boigues Filho, também conhecida como Estrada da Amizade. Com esse investimento, o município poderá economizar cerca de 69,82 MWh/ano (megawatt-hora/ ano), o equivalente ao consumo mensal de 29 residências com uso médio de 200 kWh por mês (quilowatts-hora/mês).  

Já no município de Presidente Bernardes a troca das luminárias favoreceu 120 pontos em seis ruas: Artur Falcone, Coronel Manoel Roberto Barbosa, Duque de Caxias, José Soares Marcondes, Benedito de Oliveira e Ricardo Costa Curta. A estimativa de economia é de 78,15MWh, ou seja, o consumo médio de 32 residências. 

Na cidade de Santo Anastácio a iniciativa contemplou 136 pontos situados nas avenidas 9 de Julho, Bartolomeu Ortiz e José Bonifácio, e nas ruas Rui Barbosa, Engenheiro Maylaski e Doutor Costa Manso. Com a finalização desse projeto, o município deve economizar 86,10 MWh, o que daria para abastecer 35 residências.

Publicidade

Instagram