Cidades

Em ações contra furtos e fraudes, Energisa recupera 615 mil kWh de energia na região de Prudente

Irregularidades foram identificadas ao longo do primeiro semestre deste ano.

Por: Assessoria de Imprensa atualizado: 2 de agosto de 2021 | 16h43
Para identificar as irregularidades, a Energisa Sul-Sudeste realiza inspeções periódicas (Da Assessoria). Para identificar as irregularidades, a Energisa Sul-Sudeste realiza inspeções periódicas (Da Assessoria).

Mais de 615 mil kWh (quilowatt-hora) de energia elétrica recuperados. Essa é a quantidade de energia que foi extraviada por meio de ligações clandestinas e intervenções ilegais no sistema de distribuição de energia elétrica, nos 24 municípios da região de Presidente Prudente atendidos pela Energisa Sul-Sudeste. As irregularidades foram identificadas ao longo do primeiro semestre, causando prejuízos e, principalmente, colocando em risco a segurança da população.   

O gerente de Serviços Comerciais da Energisa Sul-Sudeste, Dalessandro Luis Mafei, explica que o furto de energia, conhecido como gato, é o ato de desviar ou puxar energia da rede elétrica, sem o conhecimento e a autorização da concessionária responsável e sem qualquer tipo de registro da energia consumida. Já a fraude consiste na manipulação dos equipamentos de medição, com o objetivo de reduzir ou “zerar” o faturamento efetivo de uma unidade de consumo.    

Ambos configuram crime, conforme previsto no Código Penal Brasileiro, com pena que varia de um a cinco anos de prisão. Além disso, quem realiza tais procedimentos coloca em risco a própria vida e a de terceiros, podendo sofrer um choque elétrico e ainda causar a interrupção no fornecimento de energia para outros clientes.   

“A rede elétrica é planejada para atender os clientes regulares e cadastrados nos sistemas da companhia. Os furtos e fraudes na rede impactam na qualidade do fornecimento de energia elétrica, na arrecadação de impostos e na receita da empresa, o que compromete os investimentos em melhorias e serviços. Consequentemente, onera todos os clientes que pagam a conta em dia”, acrescenta Dalessandro.   

Fiscalização   

Para identificar as irregularidades, a Energisa Sul-Sudeste realiza inspeções periódicas com o apoio de tecnologias como drones, verifica denúncias de fraudes e analisa as situações em que as unidades consumidoras apresentam grandes variações de consumo. Como resultado das ações realizadas na região de Presidente Prudente, entre os meses de janeiro e junho, foram recuperados 615.044 kWh de energia elétrica, quantidade suficiente para abastecer 3.075 famílias, com consumo médio de 200 kWh, durante um mês. 

Já nos 82 municípios que compreendem a área de concessão da Energisa Sul-Sudeste, foram mais de 2,2 milhões kWh recuperados, que dariam para abastecer 11.430 residências em um mês, totalizando um prejuízo de R$ 1,5 milhão.  Na lista das ligações clandestinas e intervenções nos medidores estavam estabelecimentos comerciais, imóveis residenciais rurais e urbanos.    

Constatada a irregularidade, além de abrir um Boletim de Ocorrência na polícia, a concessionária tem como cobrar os valores retroativos referentes ao período em que a pessoa usou a energia, mas não pagou, conforme prevê a Resolução 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O fornecimento de energia também é interrompido como medida de segurança até que a situação seja regularizada.  

“A população, que é prejudicada por essas práticas, tem papel fundamental no combate a esses crimes, e pode ajudar denunciando pelos nossos canais de atendimento. A identidade de quem denuncia é mantida em total anonimato”, reforça Dalessandro. A denúncia pode ser feita pelo Call Center 0800 70 10 326 (ligação gratuita) ou pelo site www.energisa.com.br na aba Serviços Online > Mais Serviços > Denuncie Furto de Energia.

Publicidade

Instagram