Cidades

É golpe: Prefeitura alerta sobre falso link para receber auxílio natalino

A orientação é não acessar links duvidosos nem repassar as mensagens adiante.

Por: Da Redação atualizado: 30 de novembro de 2020 | 17h42
(Arte: Aqui Lucélia). (Arte: Aqui Lucélia).

Está circulando via WhatsApp mensagem que informa sobre inscrições para o Auxílio Natalino, pela Prefeitura, estimulando as pessoas a acessarem um link para cadastro. Porém, a informação é falsa, e pode ser uma armadilha virtual para coletar dados das pessoas.

O alerta é da Prefeitura de Lucélia, que solicitou o apoio dos meios de comunicação para divulgação e orientação dos moradores. O poder público afirma que a mensagem para o Auxílio Natalino é inverídica e não existe tal programa no município.

A orientação, nesses casos, é não acessar os links duvidosos, nem repassar a mensagem para outras pessoas.

Perigo: captura de dados

Ao acessar links duvidosos, as pessoas podem ser levada a informar dados pessoais, que por sua vez poderão ser usados indevidamente por terceiros.

De posse desses dados, os criminosos podem abrir contas correntes em bancos virtuais ou físicos, com acesso a cartão de crédito e cheque especial. O responsável pelo golpe, pode, inclusive, abrir empresas fantasmas e fazer compras pela internet tudo em nome de terceiros. 
Segundo as autoridades, esses cibercriminosos também podem instalar programas maliciosos nos celulares e computadores para ter acesso a senhas, fotos, vídeos e mensagens. 

Publicidade

Instagram