Cidades

Defesa Civil de Lucélia contabiliza estragos pelo temporal e deve decretar situação de emergência

Houve danos materiais a prédios públicos, à igreja matriz e cerca de 20 imóveis residenciais.

Por: Siga Mais atualizado: 17 de outubro de 2022 | 08h30
Estragos causados pelo temporal em Lucélia (Cedida/Defesa Civil Municipal). Estragos causados pelo temporal em Lucélia (Cedida/Defesa Civil Municipal).

A Defesa Civil de Lucélia atua desde o início do temporal na tarde desta quinta-feira (6) na atenção às diferentes necessidades emergenciais que se apresentaram ao órgão, e deve decretar situação de emergência. A medida foi informada à imprensa na manhã desta sexta-feira (7) pelo coordenador municipal de defesa civil, Fonteine Bastos, que também é secretário municipal de meio ambiente de Lucélia.

Coordenador municipal de defesa civil de Lucélia, Fonteine Bastos (Reprodução/TV Fronteira).

Ele explicou que desde a ocorrência do vendaval e das chuvas ontem, e diante dos estragos que ocorreram pela força do temporal, o órgão e diferentes frentes municipais – como secretaria de obras, almoxarifado, fundo social de solidariedade, secretaria de assistência social, secretaria de desenvolvimento, entre outros – foram mobilizados e seguem de maneira continuada na atenção a demandas mais emergenciais, como também no restabelecimento da normalidade, nos locais atingidos, e suporte a moradores que precisaram ser assistidos. “A prefeita deu carta branca para atender a população”, ressaltou Fonteine. “Montamos uma força tarefa para solucionar os problemas mais emergenciais, com todas essas áreas, mobilizando operadores de máquina, podadores, pedreiros, equipes de varrição, entre outros, todos atuando para trazer a normalidade ao município, com a limpeza e reparos”, completou.

Estragos causados pelo temporal em Lucélia (Cedida/Defesa Civil Municipal).

Conforme o coordenador da defesa civil municipal, a rajada de vento responsável pelo maior número de estragos foi por volta das 16h30 de ontem, quando começou o temporal. Já quanto ao volume de chuvas, desde então e até a manhã desta sexta-feira há o registro de cerca de 60 mm.

Os estragos contabilizados pela defesa civil municipal envolvem o destelhamento parcial da cobertura da Igreja Matriz da Sagrada Família, no centro de Lucélia, como também danos na cobertura de empresas, repartições públicas – como a biblioteca municipal e a unidade básica de saúde da Vila Caires – e de imóveis residenciais. Fontaine mensurou que cerca de 20 residências foram afetadas com algum estrago, inclusive com destelhamento total, e cerca de 15 árvores de grande porte foram derrubadas.

Estragos causados pelo temporal em Lucélia (Cedida/Defesa Civil Municipal).

Ainda no entorno da Igreja Matriz, parte da estrutura do telhado atingiu imóveis e veículos estacionados pelo local. Um trailer de lanche tombou. A área onde a cobertura Igreja foi arremessada recebe às quartas-feiras a tradicional feira-livre da cidade. O coordenador da defesa civil acredita que  se o temporal tivesse ocorrido na tarde anterior os danos poderiam ter sido ainda mais graves, inclusive para a integridade física dos feirantes e frequentadores.

Estragos causados pelo temporal em Lucélia (Cedida/Defesa Civil Municipal).

Outro reflexo do temporal foi o desabastecimento de energia elétrica. Na região da Igreja Matriz parte da estrutura caiu na rede elétrica, rompendo cabos. Houve interrupção no fornecimento de energia em grande parte da cidade, depois restabelecido por meio de manobras da concessionária Energisa Sul-Sudeste, restando pela manhã pontos isolados, onde a empresa atua para a completa solução (veja mais informações abaixo)

Ninguém se feriu

Apesar da dimensão dos estragos em Lucélia, ninguém se feriu, como destacou o coordenador da defesa civil. “Só danos materiais. Carros e imóveis danificados”, frisou.

Ele contou que após a ocorrência da forte rajada de vento, ontem, começou a receber os primeiros chamados. “A gente não imaginava que eram tantos”, explica. “A demanda continuou intensa”, completou, referindo-se ao trabalho continuado, sem parar, das equipes mobilizadas.

Estragos causados pelo temporal em Lucélia (Cedida/Defesa Civil Municipal).

Fontaine destacou que diante do volume de atendimentos, em diferentes proporções, que os moradores de Lucélia procurem a defesa civil municipal se o caso for muito grave ou se não tiver condições de solucionar o problema. “Só nos procurem se for algo muito grave, porque a demanda tem sido muito grande”.

Além do trabalho das frentes municipais, ele também ressaltou a solidariedade de vizinhos, familiares e amigos desses moradores afetados pelos estragos, que têm se prontificado a ajudar.

Atuação da Energisa

Em nota à imprensa no final da manhã desta sexta-feira, a Energisa Sul-Sudeste informa que com o trabalho ininterrupto das equipes durante toda a madrugada, restabeleceu o fornecimento da energia para mais de 95% dos clientes afetados pelo temporal na tarde de ontem.

Conforme a empresa, com chuvas fortes e ventos, objetos, galhos e até árvores inteiras foram lançadas sobre a rede elétrica, provocando quebra de postes, rompimento de cabos e outros danos ao sistema elétrico da distribuidora.

Na área de atuação da Energisa Sul-Sudeste, as cidades mais afetadas ficam na região da Alta Paulista. A empresa, que já estava monitorando as condições climáticas e aproximação da tempestade, acionou imediatamente o seu plano de contingência com várias equipes em campo para os atendimentos das ocorrências durante toda a noite. E, com manobras no sistema elétrico, a energia foi sendo restabelecida de forma gradativa para os clientes afetados. 

Estragos causados pelo temporal em Lucélia (Cedida/Defesa Civil Municipal).

Em relação ao município de Pracinha, a empresa esclarece que o temporal provocou estragos na rede elétrica que abastece a cidade, mas o fornecimento foi restabelecido no início da noite de ontem. Hoje de manhã foi identificado outro problema, que já foi solucionado, com a energia normalizada às 10h54.

Neste momento, profissionais da Energisa seguem trabalhando em ocorrências pontuais em diferentes cidades, com a previsão de normalizar o fornecimento da energia ao longo do dia de hoje para os demais clientes atingidos.  

Vale ressaltar que, caso encontre cabos partidos nas ruas ou calçadas, não se aproxime. Entre em contato pelos canais de atendimento: Aplicativo para celular Energisa On; site: www.energisa.com.br; WhatsApp (Gisa): www.gisa.energisa.com.br; e Call Center – 0800 70 10 326.

Publicidade

Instagram